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domingo, 23 de março de 2014

ATA DE REGISTRO 003/2014-GEPEE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS IMPERATRIZ
GRUPO DE PESQUISA: EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO
Coordenador: Edson Ferreira da Costa



ATA DE REGISTRO 003/2014-GEPEE


As dezenove (19) horas do treze (13) do mês de fevereiro de 2014 reuniu-se os componentes do Grupo de Estudo e Pesquisa – “EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO”, nas dependências da Universidade Federal do Maranhão – Campus de Imperatriz, Sala 5 com a presença dos acadêmicos: Epaminonas Pereira Bonfim, André Soares dos Santos, Adeluane Almeida Arruda, Vitoria Christini Araujo Barros, Deisiane Vilarins de Sousa, Gilberto Ribeiro Guimarães Filho e Francisco Wilson Leite da Silva, sob a coordenação do professor Mes. Edson Ferreira da Costa. Conforme o acordado no encontro anterior, nesse, os componentes fizeram as discussões sobre suas percepções à luz do texto “Sobre o estudar e o estudante”, do filosofo espanhol José Ortega y Gasset. Assumindo o papel de facilitador das discussões o coordenador lançou algumas questões: De que trata o texto? Sob que perspectiva o autor tratou do assunto? Qual problema foi focalizado? Como o assunto foi problematizado? Para André Paz “o autor faz uma reflexão pedagógica ao ato de estudar”, para Epaminonas Bonfim destaca o debate da “falsidade” no ato de estudar exposto por Ortega. Reafirmando as percepções colocadas Wilson Leite pontua que o autor demonstra em todo o texto a “falsidade” que há no ato de estudar, partindo do ponto que se a busca pelo conhecimento não parte de uma necessidade imediata do indivíduo esse conhecimento de uma dada disciplina, mediato, imposto, é uma “falsidade”. Seguindo as observações apresentadas professor Edson Ferreira pergunta: Pelo que vocês viram o autor está preocupado mais em apresentar a “falsidade” do ato de estudar ou o exercício do o ato de estudar? Reforçar a pergunta o coordenador expõem o seguinte: “O texto nos leva a crer que o autor tem uma preocupação muito mais em apresentar a “falsidade” no ato de estudar, ou no caso, ele se propõe a apresentar o ato de estudar, o fazer, porque ele deixa bem claro isso, estudar é um fazer...” Para Wilson Leite o objetivo do texto é fazer com que o estudante encontre no ato de estudar uma necessidade, seja falso ou não, não pode ser deixado de lado e cita um trecho do texto que diz: (...) não consiste em decretar que não se estude, mas em reformar profundamente esse fazer humano que é estudar e, conseqüentemente, o ser do estudante. Para isso, é necessário virar o ensino do avesso e dizer: ensinar é primária e fundamentalmente ensinar a necessidade de uma ciência e não ensinar uma ciência cuja necessidade seja impossível fazer sentir ao estudante." (ORTEGA, 2009, p. 10)